Os fãs de viola caipira tiveram um evento para curtir o gênero musical no último sábado (11/11/17) entre às 9h a 21h. O Festival Cultural de Viola Caipira de Indaial aconteceu na Fundação indaiaense de Cultura, com entrada gratuita e praça de alimentação.
O evento foi organiozado pelo Grupo Indaiaense de Viola Caipira. Durante o dia ocoreram workshops com Cláudio Avanso (Viola Caipira); Rogério Gulin (Viola Brasileira); Victor Gulin (Viola Moderna); Debora Idêncio (Ritmos Brasileiros – Cajon e Violão) e Alex Marli Dias (A trajetória de Tião Carreiro).
A partir das 18h apresentaram-se o Grupo Indaiaense de Viola Caipira, a Orquestra Blumenauese de Viola Caipira, Grupo de Violas do VAle, Fernando Deghi, Rogério Gulin, Claudio Avanso, Débora Ikdêncio, Alex Marli Dias e KAroline Benediti.
NO encerramento do evento, às 21h, os músicos e artista subiram no palco para cantar/tocar “O que tem a rosa”, do autor Serrina.
Uma presença ilustre no evento foi a de Alex Marli, filha de Tião Carreiro que fez dupla com Pardinho, sucesso entre os anos de 1954 e 1993, quando morreu. Considerada uma das principais duplas da música sertaneja de raiz, é atribuída aos dois a criação do pagode.
Mário Demétrio, maestro do Grupo Indaiaense de Viola Caipira, com mais de 30 anos de dedicação à música, recebeu das mãos de Alex um troféu de homenagem, pela sua trajetória. A filha de Tião não é musicista, mas faz questão de preservar a memória do pai ilustre.
Outra presença de destaque, foi a do paulista Fernando Deghi, considerado um dos mais renomados instrumentistas de viola no Brasil e até exterior. Pesquisados compositor, arranjador e instrumentista, toca viola de 10 cordas e viola caipira desde 1989. Na sua apresentação, mostrou um instrumento com dois exemplares no mundo, que une a viola com uma espécie de harpa. Além desse que Fernando usa, há outro nos EUA. Ele apareceu no final do vídeo explicando o instrumento e tocando umas músicas.
O Blumenauense esteve presente através de nosso colaborador Luiz Carlos Zimmermann, que faz parte da Orquestra Blumenauense de Viola Caipira, Seguem algumas apresentações neste vídeo e um depoimento de Alex Marli.