“Tião Carreiro um dos maiores ídolos da moda caipira e um dos principais artistas da música popular brasileira. É lamentável que os meios de comunicação tenham praticamente ignorado este artista. Tião Carreiro, foi o maior intérprete, um dos melhores compositores e uma das impostações de voz grave mais expressivas e inconfundíveis da nossa música. Poeta espontâneo, mas conservando preciosa herança do romanceiro clássico ibérico, escreveu letras de músicas que são obras primas em poesia, que pela técnica do decassílabo e da redondilha maior, quer pela fecunda e sensível penetração na alma e na cultura de nosso povo. Como instrumentista, manejava a viola caipira com grande técnica, requinte e
beleza.Se tivesse vivido num país em que educação e cultura são prioritárias, Tião Carreiro seria celebrado como grande patrimônio cultural , pela trajetória de realizações significativas como identificação e desvendamento profundo de nossas raízes, é necessário reconhecer em Tião Carreiro um artista especialíssimo e completo, uma jóia nem sempre percebida em seu brilho.
Ele é a imagem acabada da cultura mais umbilicalmente ligada aos símbolos antropológicos das regiões sudeste e centro oeste do Brasil, com uma obra que superando o regiolanismo é universal. Se não se notabilizou nos chamados “ambientes cultos”, a razão talvez seja o subdesenvolvimento que envesga e se alia ao poder brega que rege os mecanismos de valorização da arte e da cultura autêntica do país.